Como me preparar para captar recursos financeiros para inovar?

Como me preparar para captar recursos financeiros para inovar?

Inovar é um processo que exige muita dedicação, planejamento e recursos como tempo e dinheiro. Um dos principais itens que os empreendedores buscam ao inovar é justamente capital para criar, crescer ou expandir suas empresas.

O que vamos falar nesse post é sobre como se preparar para enfrentar essa etapa desgastante que, invariavelmente, todos passam: buscar apoio financeiro. Mas, antes de pensar em captar dinheiro no mercado (ou bancos), será que você está pronto?

O processo de captação de recursos é desgastante e consumirá muito do seu tempo, dentro e fora da empresa. Depois de organizar sua projeção financeira, ainda terão apresentações, reuniões, planos de negócio e muitos meses para consolidar a melhor opção para o seu negócio. Sem dúvida, com equipes enxutas, qualquer pessoa dedicada também faz falta no dia a dia comercial ou de gestão do seu negócio.

Por isso, uma primeira pergunta que fazemos é: será que é a hora certa?

Vale destacar que convém descobrir até onde sua empresa pode ir sem recursos externos. Se a ideia ou produto ainda não está muito firme, melhor esperar e seguir com as próprias pernas. Caso vá para o mercado, possivelmente o valor conquistado será baixo ou terá uma negociação negativa para o seu bolso.

Muitos querem permanecer pequenos ou crescer organicamente, e isso é ótimo também. Ou seja, respeite sua vontade e seu ritmo. Buscar dinheiro sem ter foco, mercado claro, custos planejados, metas e ROI do negócio é um verdadeiro tiro no pé.

Quer saber mais? Nós já fizemos um post aqui no blog falando dos problemas gerados pela falta de conhecimento sobre a viabilidade econômica de uma inovação. Clique no botão ao lado para ler.  

Qual será o valor do dinheiro?

Sim, o valor do dinheiro, você leu certo. Isso porque ao pegar capital, certamente pode ser que você precise diluir sua participação na empresa ou endividar sua família e colocar seus bens em jogo.

Assim como você planeja comprar um imóvel, o estudo da melhor estratégia de busca de recursos é essencial, assim como a melhor forma de se proteger caso algo não vá como o planejado. E vamos ajudar nos próximos posts, conte conosco.

Mas por agora, tenha entendimento do seu estágio como empresa e aprenda sobre as diversas fontes de capital. Como dica, fale com outros empreendedores e entenda o que acertaram e o que erraram ao buscar o mesmo que estás buscando agora, tudo antes de ir captar oficialmente dinheiro.

Ok, quais recursos devo prever?

Um item que parece simples, mas muitos esquecem. Se a sua opção será buscar dinheiro, lembre que do outro lado terá um investidor, que pode ser um amigo, banco ou um fundo de investimento. Você precisa provar o motivo, como e onde o valor será investido.

E, claro, o retorno previsto disso. Terá um novo time comercial, marketing, mídia ou até capital de giro? Demonstre tudo com clareza e coloque sua energia nisso. Nessa etapa, ao consolidar as informações, você precisa comprovar que o dinheiro investido na sua ideia ou inovação será um sucesso.

E o valor que precisarei buscar?

Antes de ir buscar uma opção, aprenda a criar e prever cenários. Do otimista ao pessimista. Quanto você cresceria, inclusive, sem recursos?

Quando entrar um investidor, por exemplo, ele irá querer a participação no faturamento, por isso esteja preparado para elevar seu desempenho e, com isso, acelerar muito as coisas. Estime, alinhe e valide esses cenários com quem for entrar no negócio.

E receberia tudo de uma só vez?

É um item delicado de prever, já que cada forma de captar recursos possui uma particularidade e, claro, cada ideia ou produto acelerado é único.

Você precisará compreender tudo sobre a opção escolhida e projetar como e quando gastar o dinheiro. A velocidade disso será sua responsabilidade. Será que gastando mais rápido, mais clientes serão atraídos?

Quando começa o retorno desse custo inicial? Quanto tempo seu caixa suporta de aportes de investimento sem retorno? Essas são perguntas que precisam de definições e ajudam no fluxo a ser definido.

Com seu planejamento e organização das finanças, ficará mais fácil seguir o rumo de sucesso na captação de recursos.

Tenha os dados e informações na cabeça e estude muito, porque certamente testarão seus conhecimentos. Em um dos próximos materiais abordaremos tipos de opções de recursos que sua iniciativa poderá buscar.

Nós, do PMExTECH, somos uma plataforma de desenvolvimento de produtos que guia inventores, micro e pequenas empresas (PMEs) para transformar ideias em produtos com sucesso de vendas. A metodologia é baseada nas estratégias usadas pelas grandes empresas e otimizada para as PMEs.

Gostou do nosso texto? Continue lendo nossos materiais, assistindo aos vídeos e assine nossa newsletter para ter ainda mais conteúdo sobre inovação para sair do papel e conquistar o mundo.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.