Por que você precisa de um modelo de negócio antes do projeto de produto para ter uma oportunidade de sucesso?

Por que você precisa de um modelo de negócio antes do projeto de produto para ter uma oportunidade de sucesso?

Você sabe o que é mais importante do que transformar suas ideias em um produto? Entender, criar e desenvolver a sua ideia em uma oportunidade exclusiva.

A fase de estruturação do seu projeto em um modelo de negócio é essencial e está relacionada às atividades realizadas antes do desenvolvimento do projeto do produto.

Parece mais complicado falando do que fazendo, mas vamos te ajudar a entender isso com todo o cuidado e criar algo diferenciado no mercado.

Por meio do seu planejamento de negócio serão identificadas as novas ideias de produtos, as estratégias que serão seguidas pelos produtos que serão criados (comercialmente, inclusive, indo além da ideia inicial) e também o gerenciamento da entrada dessas ideias ou produtos no funil de desenvolvimento.

Isso tudo irá garantir que a fase seguinte, de investimento em protótipos, pesquisas e produtos de mercado seja, realmente, um sucesso.

Validar a ideia para evoluir como produto

Ao realizar um modelo completo de negócios você vai validar a sua ideia e, com isso, acelerar a sua empresa, seu produto e sua vida pessoal e profissional.

Uma grande parcela dos empreendedores brasileiros acredita que a ideia que tiveram já garantirá o seu sucesso. E, que assim como ele, todos irão amar e comprar seu produto. Mas isso está errado.

Um bom empreendedor sabe que aquela ideia maravilhosa vale somente cerca de 10% de todo o futuro sucesso do projeto. Os outros 90% serão os esforços em planejamento e muito suor na execução do plano.

Mais do que pensar, você precisa estar preparado para ser um grande profissional que conseguirá tirar o próprio sonho do papel e botar na rua. Por isso que o modelo de negócio faz sentido e é essencial.

Mas então, como fazer isso?

Nessa etapa de modelo é que as coisas ficam mais claras e será permitido errar. Isso mesmo: errar não é pecado e é importante. Até porque nada está 100% pronto e pode ser ajustado, certo?

Há um conceito famoso entre os empreendedores digitais de startups, chamado de “fast fail“, ou seja, erre rápido. Ao ver que algo não está sendo adequado e gerando o retorno planejado, reconheça o problema e refaça a etapa.

O percentual de sucesso será maior ao ajustar a rota rápido e aprender com o o que não está funcionando, sendo uma oportunidade de melhoria contínua.

O que seria a etapa de modelo de negócios?

Nessa fase de pré-desenvolvimento do seu produto e planejamento estratégico do seu modelo de negócio, será analisado (ou criado) o planejamento estratégico da empresa que está nascendo e a indicação de quais produtos podem surgir a partir da sua ideia e que atinjam um resultado real de negócio.

Ao avançar nas etapas, será definido o produto (ou seja, o escopo do projeto de desenvolvimento), a avaliação econômico-financeiro do projeto, a capacidade de execução, os riscos da empreitada, além da definição de indicadores de performance e os planos comerciais do negócio, até porque sua empresa deve dar retorno e crescer.

De forma muito simples, podemos inclusive indicar que o modelo é o resultado de uma combinação de passos, atividades, decisões e objetivos para a criação de produtos ou novos serviços com menos riscos.

Ao modelar seu negócio, você terá uma nova visão estratégica daquela sua ideia inicial de produto ou serviço. E, com mais inteligência, definirá os pontos de ação para melhorar o desempenho da nova empresa, assim como vai poder direcionar como melhorar a entrega de valor para o seu público-alvo.

Ao validar esse seu modelo de negócio, por meio de feedback e entrevistas, o próprio produto será aperfeiçoado e o plano empresarial começa a ganhar um novo corpo e abrir uma nova oportunidade de diferenciação.

Como empreendedor, aquela sua ideia será um negócio completo e você passará a ter uma concepção mais ampla de estratégias e projeções para escalar aquela sua pequena e simples ideia do começo em uma oportunidade consistente.

Somente com um modelo de negócio validado e rodando é que fará sentido pensar em como ganhar mais força e crescer. Até porque você deseja poder escolher os caminhos que vai trilhar como empresário.

Conecte objetivos e estratégia no modelo de negócios

O desenvolvimento de um modelo de negócios pode alavancar ou afundar sua empresa. Certamente há mais de uma forma de executar esse projeto, mas uma vez feito, deve ser respeitado.

Não avance as etapas e invista muito do seu tempo nessa gestão. Lembre que suas decisões precisam ligar os objetivos e a estratégia de modelo de negócios aos itens (ou ideias) em desenvolvimento.

Com isso, você terá assegurado com base no mercado e na sua proposta de valor que o projeto pode ter todo o sucesso que sua empresa e seu produto merecem.

Nós, do PMExTECH, somos uma plataforma de desenvolvimento de produtos que guia inventores, micro e pequenas empresas (PMEs) para transformar ideias em produtos com sucesso de vendas. A metodologia é baseada nas estratégias usadas pelas grandes empresas e otimizada para as PMEs.

Gostou do nosso texto? Continue lendo nossos materiais, assistindo aos vídeos e assine nossa newsletter para ter ainda mais conteúdo sobre inovação para sair do papel e conquistar o mundo.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.