Por que as empresas precisam inovar?

Por que as empresas precisam inovar?

Por que Inovar ? Ser inovador parece que virou um discurso padrão. Quase tudo hoje precisa ser inovador: do celular ao tênis que você usa na academia. Mas mais do que um discurso, hoje os empresários de todos os tamanhos precisam inovar para conquistar e manter a sustentabilidade dos negócios.

Inovar é essencial

Por mais que pareça complicado e moderno, inovar é mesmo essencial. Vale lembrar que não estamos falando somente de produtos, mas de processos e modelos de negócios também. O cenário nacional busca a inovação há pouco tempo: principalmente a partir da abertura da economia e importação do governo Collor.

Antes disso, até a década de 90, o mercado brasileiro era fechado e inovação não era uma preocupação das empresas. Além da falta de concorrência, havia uma forte dificuldade de prever custos em virtude da inflação.

Ser inovador deve ser parte da gestão

A globalização de mercado e necessidade de competitividade mudou esse cenário. Assim, mais do que moda, a concorrência fez que a inovação entrasse no vocabulário de empresas de todo o Brasil. Por isso, podemos afirmar que somos jovens na busca pela inovação. O que é bom, porque há sempre novas oportunidades.

Com essa busca por diferenciação (e sobrevivência), as empresas sentem e refletem com melhor produtividade e qualidade. Inovar acaba sendo parte da gestão.

Investir em inovação abre mercados

Um projeto inovador ajuda na abertura de novos mercados e pode colocar, em pouco tempo, uma nova empresa ou modelo de serviço, na liderança de mercado. Mas inovar deve ser um processo recorrente e bem definido na empresa. Evite deixar que a falta de organização ou gestão afete o andamento de iniciativas inovadoras.

Aumente a competitividade

Para que sua empresa seja mais competitiva na crise atual (e atinja um novo cenário de segurança financeira), ela precisa reinventar seus processos, produtos e serviços diariamente.

Inovar é um processo que demanda metodologia e muita capacitação. Um processo de inovação e, consequentemente, novos produtos, lembra muito um Triátlon e não aquela corrida curta de final de semana.

 

E aí, gostou das dicas? Se você quer começar a inovar, faça o nosso diagnóstico de inovação! Com o apoio dele você terá uma compreensão mais simples e exata do que precisará ser feito, assim como quando, como e quanto custará avançar as casas desse projeto ou sonho.

Nós, do PMExTECH, somos uma plataforma de desenvolvimento de produtos que guia inventores, micro e pequenas empresas (PMEs) para transformar ideias em produtos com sucesso de vendas. A metodologia é baseada nas estratégias usadas pelas grandes empresas e otimizada para as PMEs.

Continue lendo nossos materiais, faça nosso diagnóstico e assine nossa newsletter para ter ainda mais conteúdo sobre inovação para sair do papel e conquistar o mundo.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.