Inovação: Será que o produto que estou desenvolvendo dará lucro?

Inovação: Será que o produto que estou desenvolvendo dará lucro?

O desenvolvimento de novos produtos é sempre um trabalho que requer experiência e conhecimento de mercado. Sempre envolve uma série de riscos que podem prejudicar o negócio de um micro ou pequeno empresário. Há quem possa se indagar: Porque lançar novos produtos então? Esta pergunta chave é respondida pelo simples fato de que a grande maioria dos compradores do seu produto seguem um padrão: Querem algo melhor e se possível pagar menos por isso!

O produto dará lucro após o lançamento

Esperar que o produto quando lançado comece a gerar lucro logo após o início das vendas pode ser uma armadilha, para o empresário que está apenas ansioso com o lançamento. O lucro efetivamente iniciará após o pagamento de todas as despesas do projeto. Muitos empresários de micro e pequenas empresas não consideram o estoque inicial de matéria prima e de produtos acabados. O gráfico abaixo representa esta equação muito bem. A fase de desenvolvimento até a fase de crescimento (se consideramos o comportamento regular de um produto):

Como se pode observar o lançamento de um produto requer uma metodologia clara, para que o empresário antes mesmo do lançamento esteja preparado com fluxo de caixa para dar tempo aos clientes de conhecerem o produto e estarem dispostos a comprar.

Outro aspecto fundamental é a tecnologia que será aplicada ao novo produto. Se houver a necessidade de desenvolver um mecanismo complexo a etapa de desenvolvimento (investimento de recursos) será maior e o lucro do produto será cada vez mais prorrogado.

Como uma metodologia ajuda a reduzir riscos

Com base no discutido até agora, existem 3 grandes riscos no desenvolvimento de produtos:
• Mercadológico
• Tecnológico
• Financeiro

Uma metodologia estruturada, apoiará o empresário no entendimento não somente do produto que será lançado, mas no fortalecimento do fluxo de caixa para suportar o período em que o produto não penetrou no mercado. O risco Mercadológico será reduzido ao avaliar o que exatamente os potenciais clientes estão buscando, seus anseios, problemas e alternativas de investimento para tornar sua vida mais fácil. E por fim, o Tecnológico – porque lançar um produto altamente tecnológico se o mercado não está disposto a pagar o preço que esta tecnologia custará. Se uma tecnologia menos elaborada for aplicada no produto, isto impactará em redução do preço de venda? Se sim, quanto a mais será vendido?

Produtos que dão lucro

Mas então como se certificar de que um produto lançado dará lucro? Esta é a pergunta de ouro, eliminar todos os riscos de um novo produto é uma tarefa que requer dedicação, análise e empenho.

Se pudêssemos priorizar, nossa sugestão é buscar entender com profundidade o maior numero de clientes possível. Saber suas necessidades, seus problemas, o que pensam, como interagem com o produto, o que esperam, e assim por diante.

Então proceder no entendimento de todos os impactos tecnológicos do produto atendendo o cliente e não a empresa que está desenvolvendo. Por fim, planejar o fluxo de caixa do projeto.

 

Controlar os três grandes riscos do desenvolvimento de um produto passa por uma análise crítica da capacidade do empresário atender adequadamente o mercado, com produtos que atendam as necessidades latentes.

Nós do PMExTECH auxiliamos os empresários no desenvolvimento de seus produtos através da aplicação de uma metodologia avançada de desenvolvimento de produtos. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre como aplicar sua metodologia de produtos, deixe seus dados.

 

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.