Inovação: Como uma metodologia ajuda a reduzir riscos?

Inovação: Como uma metodologia ajuda a reduzir riscos?

Um projeto de produto sempre traz riscos. Estes riscos podem levar o projeto, e muitas vezes a empresa, a graves problemas financeiros. O grande desafio do empresário é saber como identificar e contornar os riscos, sem perder tempo ao lançar o novo produto. Com esta prática menos recursos financeiros serão aplicados ao desenvolvimento, afinal a ideia de lançar um produto é para melhorar a rentabilidade da empresa e não para gerar mais problemas para ela.

Quais são os riscos?

Um projeto para desenvolver e lançar um produto pode conter inúmeros riscos, mas podemos classifica-los em três grandes grupos. Esta divisão facilita trata-los com planos de ação individuais:

  1. Mercadológico
  2. Tecnológico
  3. Financeiro

Como uma metodologia ajuda a reduzir riscos

Há várias práticas no desenvolvimento de produtos que ajudam o empreendedor a efetivamente reduzir os impactos. Uma metodologia estruturada, com base nessas práticas, apoiará o empresário no entendimento dos mesmos e de como tratar cada um a seu tempo.
O primeiro risco a ser tratado deve ser o com relação ao entendimento do negócio a ser gerado pelo lançamento do produto:

• O mercado está preparado para aceitar o produto com a qualidade e preço pensados?
• O que está sendo proposto tem aderência ao cliente final?

Neste sentido boas metodologias de projeto orientam o desenvolvedor a testar suas hipóteses de mercado (preço, qualidade, quantidade, canal ou praça) antes mesmo de iniciar o desenvolvimento do produto, pois o gasto financeiro nessa etapa é mínimo, levando em conta que não se desperdiçaram horas preciosas de projeto ou desembolsos com protótipos.

Usar uma metodologia adequada ao estilo e tamanho da empresa evita o método de tentativa e erro que consome muito tempo e dinheiro, sem gerar resultados efetivos

Em resumo, uma metodologia bem aplicada leva o projeto a ter um início com custo quase zero. Então se a ideia não for boa, o projeto pode ser cancelado sem peso na consciência e já se pode partir para outra ideia!

(Leia também: Desenvolvendo novos produtos)

O risco tecnológico também deve ser tratado com o auxílio de metodologia. A tecnologia nos dias atuais evolui numa velocidade assustadora e sem precedentes na história da humanidade e, portanto, uma abordagem metódica a esse tema é muito prudente e produtiva.

Já o risco financeiro é o mais claro e temido. O uso de uma metodologia pode trazer ao desenvolvedor uma base analítica para tomada de decisão. O quanto investir, o retorno esperado e o tempo para ter o retorno do investimento, dão ao investidor ótimos parâmetros para tomada de decisão.

Uma metodologia completa e eficaz deve pensar e integrar as três grandes frentes abordadas aqui.

Usar metodologia atrasa o lançamento de produto?

Uma boa metodologia não atrasa o lançamento de um produto. O projeto fica mais organizado e tem etapas bem definidas onde o investidor poderá tomar decisões conscientes com base em informações bem estressadas por pesquisas e consultas a uma série de frentes para gerar solidez e confiabilidade na decisão.

Usar uma metodologia adequada ao estilo e tamanho da empresa evita o método de tentativa e erro que consome muito tempo e dinheiro, sem gerar resultados efetivos. E ainda tira o dinheiro e o sono do empreendedor que vê seu dinheiro indo direto para o ralo!

 

Controlar os três grandes riscos do desenvolvimento de um produto passa por uma análise crítica da capacidade do empresário de atender adequadamente o mercado, com produtos que atendam às necessidades latentes.

O PMExTECH auxilia empresários no desenvolvimento de seus produtos através da aplicação de uma metodologia adequada aos micro e pequenos empresário que desejam que a empresa cresça de maneira rápida e estruturada. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre como aplicar sua metodologia de produtos, cadastre-se para receber conteúdos exclusivos.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.