5 sinais de que você precisa estruturar suas ideias e a forma como os produtos são desenvolvidos

5 sinais de que você precisa estruturar suas ideias e a forma como os produtos são desenvolvidos

Por que estruturar a forma como os produtos são desenvolvidos na sua empresa ? Ok, você teve uma ideia e investiu nos primeiros passos dessa inovação. Ouviu os amigos e lançou um produto que não deu certo.

O que pode ter dado errado? O principal problema, muitas vezes, não está na ideia (ela pode mesmo ser boa). O desafio no seu caso é ver os sinais e, claro, corrigir o processo antes que o pior ocorra: ter prejuízo e fechar seu negócio.

Separamos cinco sinais que vão ajudar você nesse caminho, por isso esteja de olhos bem abertos.

1 – O mercado não aceita os produtos porque não solucionam problemas

Um item que parece básico, mas muitas vezes não é percebido: ouvir o seu cliente sobre o problema dele. Se o seu produto não atende a uma necessidade ou resolve um problema, você está errando já no início.

Assim, ouça, fale com seus clientes. Faça enquetes, use as redes sociais, mas não deixe de ouvir e perceber se o mercado vai “comprar” a sua inovação porque ela resolve algo bacana! Caso contrário, certamente ninguém vai comprar ou investir sem ter retorno, certo?

2 – Você demora demais para lançar os produtos no mercado

Se tempo é dinheiro, use bem o seu! Muitos itens possuem prazo de validade ou resolvem um problema sazonal, por isso invista sua energia em desenvolver e lançar o mais rápido possível.

Não demore demais para lançar o produto, mas também não queime as etapas do planejamento, ok? Além disso, lembre que ao atiçar a curiosidade, as pessoas podem esperar um tempo, mas se demorar demais elas esquecem ou desacreditam da sua inovação.

A gestão do seu planejamento e sua metodologia de inovação serão essenciais aqui, então acelere com responsabilidade. Usar um método adequado ao estilo e tamanho da empresa evita a tentativa e erro, o que consome muito tempo e dinheiro sem gerar resultados efetivos.

3 – O produto foi lançado e não trouxe resultados

Planejamento financeiro não deve ficar no papel e precisa estar o tempo todo ao seu lado. Se o seu produto já está no mercado e não está dando resultados, não espere mais. Volte para a prancheta financeira e de desenvolvimento. ]

Ao estudar o mercado, organizar um planejamento e investir no método, certamente há algo que pode melhorar ou passou despercebido no seu negócio.

Nem tudo, claro, trará sucesso ou grande lucro, mas você deve prever os mais diversos cenários e poder agir rapidamente, mesmo que seja para fechar o negócio. Revise os detalhes e avalie o retorno do projeto e parta par próxima ideia antes que seja tarde.

4 – A rotina engole sua vida e sua empresa não avança

A rotina mata qualquer relacionamento. E se isso vale para a vida, vale para os negócios. O dia a dia e as tarefas de rotina não podem tirar o seu foco.

Tente ser organizado e focar nos itens que estão planejados, assim você vai conseguir agilizar o cotidiano. Todos precisam pagar contas, ir em reuniões e responder e-mails, mas não deixe que isso consuma a parte mais produtiva do seu dia ou noite.

A inovação demanda atenção, carinho e muita energia para nascer e tornar-se um produto rentável. Não espere ser muito tarde ou, pior ainda, ver que alguém já fez a mesma coisa (porque você ficou procrastinando ou reclamando que não tinha tempo).

5 – Não tolerar os erros (mas inovar depende do fracasso)

Errar faz parte do processo empresarial, educacional e da vida. Não tenha medo de assumir uma falha. Mas aprenda com ela. Você vai evoluir com testes, erros, acertos, risos e lágrimas o tempo todo.

Como em qualquer planejamento ou pesquisa, nem todos os produtos funcionarão perfeitamente (se funcionarem), mas fica o aprendizado. Você, em muitos casos, já pode ter sabotado um grande projeto porque ficou com medo de errar.

Permita que isso ocorra, mas erre rápido para que o acerto venha já no próximo passo. Ao perceber uma falha, reflita sobre sua ideia e avance, porque pelo menos você já aprendeu que aquela forma de fazer algo não deu certo. Aceite melhor o erro e seja mais preciso nos lançamentos futuros.

 

Inovar com sucesso é a meta de qualquer profissional ou inventor. Mas o caminho é longo e precisa de ajustes. Esteja preparado, estude e avance sempre.

 

Nós, do PMExTECH, somos uma plataforma de desenvolvimento de produtos que guia inventores, micro e pequenas empresas (PMEs) para transformar ideias em produtos com sucesso de vendas. A metodologia é baseada nas estratégias usadas pelas grandes empresas e otimizada para as PMEs.

Continue lendo nossos materiais e assine nossa newsletter para ter ainda mais conteúdo sobre inovação para sair do papel e conquistar o mundo.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.