Tenho uma inovação e agora?

Tenho uma inovação e agora?

A vida do empreendedor de uma micro ou pequena empresa não é fácil, e se quiser sobreviver deve estar preparado para aproveitar novos mercados de forma organizada. Tudo que acontece na empresa passa pelo empreendedor e suas responsabilidades ultrapassam as de um super-herói. Mesmo com uma rotina intensa, existem momentos em que se encontra espaço para uma nova solução ou um novo produto, isto é inovação na mais pura forma.

A Inovação se bem organizada pode mudar todo o rumo da empresa, desde que haja um projeto determinado e não se transforme em uma aventura.

Apesar do início ser difícil, a ideia começou!

Transformar uma ideia em um possível produto é um passo enorme, pois tem muitos aspectos a serem considerados como o projeto preliminar, engenharia, matéria prima, estoque, transporte, venda, uso, descarte, entre outros. Mas nada disto serve sem o nascimento da ideia.

Se você como empresário já tem isto como prática, tente avaliar a efetividade dos produtos que estão sendo lançados. Quanto se investiu e quanto deu de retorno? A quantidade de clientes que gostaram do projeto foi a mesma que se dispôs a comprar o produto?

 

Organizar as etapas

Inovar tem mais a ver com uma atividade do que com uma descoberta, e é indispensável que o empresário esteja preparado para se organizar.

Uma inovação sem projeto adequado, etapas definidas ou um financeiro bem estruturado, pode levar a micro ou pequena empresa à falência.

Existem inúmeros casos em que uma inovação tirou toda a atenção do produto principal da empresa e o fluxo de caixa passou a sofrer os efeitos. A organização do projeto de inovação requer alguns passos básicos tais como:
• Entender se a empresa e o empresário estão inovando para atender uma estratégia de crescimento da empresa.
• Conhecer exaustivamente o mercado que a inovação ou o novo produto irá atender.
• Compreender todos os insumos e materiais necessários para o desenvolvimento do produto.
• Ter um modelo de negócio bem estabelecido.

Abrindo as portas para o novo

Uma inovação bem estruturada abre o caminho para novas ideias e que criam um novo status quo dentro da empresa.

“As idéias geniais são aquelas que nos espantamos de não ter tido antes” – Noel Clarasó

 

Mesmo que a ideia dê errado, haverá a possibilidade de avaliar o que ocorreu, e assim antes de empreender em uma nova iniciativa, as falhas poderão ser antecipadas e trabalhadas.

Apesar de ser um chavão temos que “aprender com os erros” de forma estruturada, e assim transformá-los em benefício para o empresário.

 

O desenvolvimento de novos produtos precisa fazer parte da rotina do empresário e um método claro sempre será a base fundamental para manter a micro e pequena empresa disputando de igual para igual com as grandes empresas.

Achou alguma recomendação deste artigo útil para sua empresa, gostaríamos de compartilhar mais, nos deixe seus dados.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.