Descubra como o diagnóstico de inovação pode ajudar sua empresa a crescer

Descubra como o diagnóstico de inovação pode ajudar sua empresa a crescer

Fazer um diagnóstico preventivo em inovação é a melhor forma de evitar problemas e garantir o seu sucesso no futuro. Assim como vamos ao médico quando sentimos dor ou algo estranho acontecendo, a sua empresa ou inovação também precisa ser consultada e avaliada com frequência.

E, de preferência, antes de um problema, como quando já estamos no hospital esperando atendimento de urgência e lembramos que poderíamos ter evitado aquela situação com cuidados básicos.

Diagnóstico com foco em inovação

Por mais que pareça incomum, o diagnóstico com foco em inovação é essencial e deve ser realizado por você já no primeiro processo de criação, quando nasce a ideia.

O diagnóstico contribui para melhorar a sua tomada de decisão, avaliar com mais precisão o cenário do produto e mostrar seus acertos e erros no período avaliado. E isso não é pouco.

Ao verificar itens de ajuste no início do processo, estamos trabalhando para garantir o futuro. Como falamos antes em hospital, isso é similar ao identificarmos uma doença em fase inicial e tratar no estágio inicial, garantindo uma recuperação perfeita e rápida.

As decisões a partir de um bom diagnóstico são importantes e geram ações mais simples, imediatas e, quase sempre, de menor custo operacional.

Lembre que em uma empresa (ou em um projeto) todos devem estar trabalhando de forma integrada. Se isso não está ocorrendo, chegou a hora de rever algo. É por meio de técnicas e metodologias específicas que as reais necessidades de mudança do seu produto inovador serão percebidas para garantir melhores resultados em médio e longo prazo.

Mas e como começar um diagnóstico de inovação?

Nós, do PMExTECH, temos um modelo fácil e simples. Se você estiver pronto, clique aqui e comece o seu diagnóstico de inovação on-line e sem custo.

Vamos te acompanhar em todos os estágios do processo. Mas, se você ainda está na dúvida, vamos ajudar a esclarecer ainda melhor esse importante item.

Para ficar mais fácil de compreender o que é e como deve funcionar o diagnóstico básico de inovação, dividimos os 3 principais itens que devem ser avaliados. Confira conosco!

1) Risco de Mercado

O primeiro passo do diagnóstico deve avaliar o cenário no qual sua ideia está envolvida. Nesse quesito, o diagnóstico de inovação contempla como está o processo de gestão da inovação internamente, assim como identifica se a sua empresa (ou você) está organizada para a gestão do projeto (ou produto, ideia, serviço que está sendo desenvolvido).

Por exemplo: você cuidou de tudo, já tem local, empresa formada e, lá na frente, esqueceu de requerer a patente e proteger a sua propriedade intelectual. Um furo simples e que pode dar muita dor de cabeça, não?

O diagnóstico permitirá ver o conjunto e apontar onde agir para avançar sem medo. Um outro ponto essencial é compreender se você possui completo entendimento do negócio a ser gerado pelo lançamento do produto.

Muitas pessoas amam algo, mas desconhecem todo o cenário ao redor. Nem sempre quem ama cozinhar pode e deve abrir um restaurante. Por isso, usar um processo ou método adequado ao estilo e tamanho da empresa evita o excesso de tentativa e erro que consome muito tempo e dinheiro, sem gerar resultados práticos.

Ao estudar e conhecer seu mercado, você já começa a minimizar possíveis problemas futuros e, quem sabe, mudar o rumo da sua vida.

2) Risco Tecnológico

A tecnologia deve ser a sua aliada. Porém, sem metodologia, será uma inimiga. Os equipamentos e recursos evoluem rapidamente, numa velocidade assustadora, o que torna prudente avaliar se você consegue acompanhar e, principalmente, se vale a pena investir em tecnologia de ponta para seguir seu projeto.

O risco tecnológico em inovação é extremamente delicado, porque se hoje o seu produto é inovador por conta de um item de tecnologia, em pouco tempo pode tornar-se obsoleto ou de uso comum no mercado (com muitas cópias ou substitutos). Sem mencionar o volume de dinheiro em software, hardware, máquinas e especialistas que podem ser acionados e necessitados de acordo com sua ideia.

Na tecnologia, além do investimento constante, vale considerar o tamanho do risco adquirido ao iniciar seu projeto e, também, se não há como diminuir a dependência de itens muito sofisticados, que pode deixar sua operação fragilizada em pouco tempo.

Um bom diagnóstico vai apontar os pontos de melhoria e o que é crítico para sua ideia não ser um fracasso antes mesmo de chegar ao mercado. Vale compreender se a tecnologia que você está aplicando é parte do seu domínio de conhecimento e, claro, se você está imerso no mercado que está iniciando, conforme falamos acima.

3) Risco Financeiro

O risco financeiro é o que mais aterroriza quem está começando um novo projeto ou ideia. Nesse sentido, o diagnóstico é ainda mais essencial. Por meio dele ficam claros os itens e indicadores que formam a base analítica de uma tomada de decisão.

Itens como o quanto investir, o prazo de retorno esperado e o tempo para atingir essa maturidade financeira são essenciais para que um investidor possa avaliar de forma precisa o seu produto inovador. Assim, ambos podem entrar em acordo e iniciar o quanto antes os passos previstos no planejamento.

Evitar riscos financeiros em inovação é uma ação complexa e que demanda muito estudo e dedicação. Independentemente da sua formação, busque estudar tudo o que envolve sua ideia para poder aperfeiçoar e acelerar ainda mais seu negócio.

Pense em itens como quais recursos serão utilizados para desenvolver sua inovação e se há uma previsão racional de investimentos, por exemplo. Para chegar nisso, já será um bom exercício para botar seus planos em prática.

Ao realizar um diagnóstico de inovação, você começa a reduzir os riscos no lançamento de produtos. Esta é a melhor forma de apresentação da visão geral do seu projeto ou produto. A partir dela você define um roteiro que vai auxiliar na decisão de itens essenciais (e alguns até esquecidos).

Com o apoio do diagnóstico você terá uma compreensão mais simples e exata do que precisará ser feito, assim como quando, como e quanto custará avançar as casas desse projeto ou sonho.

É essencial que o cenário indicado seja compartilhado entre os sócios e participantes do projeto e, mais do que isso, seja realmente avaliado entre todos para que as mudanças possam ocorrer na prática. Alguns itens podem estar evitando o seu crescimento e, no futuro, afetarão o sucesso da sua ideia, produto ou projeto em serviços.

Nós, do PMExTECH, somos uma plataforma de desenvolvimento de produtos que guia inventores, micro e pequenas empresas (PMEs) para transformar ideias em produtos com sucesso de vendas. A metodologia é baseada nas estratégias usadas pelas grandes empresas e otimizada para as PMEs.

Continue lendo nossos materiais, faça nosso diagnóstico e assine nossa newsletter para ter ainda mais conteúdo sobre inovação para sair do papel e conquistar o mundo.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.