Criatividade ao desenvolver novos produtos

Criatividade ao desenvolver novos produtos

Criatividade no lançamento de novos produtos ajuda as empresas a buscarem novos clientes. Estes cada vez mais exigentes por melhorias ou facilidades que lhes auxiliem nas rotinas diárias.

O processo criativo é a forma pela qual naturalmente identificamos melhorias ou combinações do meio em que vivemos. Transformar isto em novos produtos é o desafio diário. Este fardo somente é minimizado com o uso de técnicas e métodos, bem como a correta avaliação de sucesso do projeto de novos produtos.

Dificuldades para Criar

As PMEs enfrentam um verdadeiro desafio ao desenvolver novos produtos seja por falta de recursos, tempo ou até mesmo o hábito de explorar a criatividade dentro da organização.

Algumas práticas são recomendadas para melhorar este desempenho, como paradas marcadas pela equipe para comentar sobre percepções, melhorias ou até ideias. É muito comum que a ideia de um integrante da organização seja mesclada e complementada com a de outro.

Mas cuidado não podem haver amarras, quando se está propondo uma ideia, por mais incomum que possa ser, ela deve ser considerada nem que seja brevemente.

Planejar o Desenvolvimento

O mais importante em uma empresa, mesmo ela sendo micro ou pequena, é que haja um procedimento claro sobre o que fazer com as ideias boas, com atribuições de responsabilidade e definição dos próximos passos.

Frequentemente esta tarefa fica a cargo do proprietário, que acaba dividindo a execução de boas ideias com negociações com fornecedores, funcionários, sindicatos, bancos, etc. Mas é exatamente aí que surge a importância te haver um processo ou procedimento claro a ser seguido.

criatividade no desenvolvimento de produtos

Novos produtos ajudam a saída do estado atual

Quando a empresa é um pouco mais madura, se faz um planejamento de como será o ano, e sempre se espera vender mais do que no ano anterior. Neste momento, tem que surgir a pergunta as seguintes perguntas:

• Que produtos novos irei lançar para aumentar minhas vendas?
• Que mercado novo irei atuar para ampliar minhas possibilidades?
• Se meus concorrentes lançarem novos produtos, a minha meta será prejudicada?

 

A Criatividade é o pontapé inicial para desenvolver novos produtos e atender o mercado. Mas deve haver um método claro para que esta atividade não seja ofuscada por atividades rotineiras. Achou alguma recomendação deste artigo útil para sua empresa, gostaríamos de compartilhar mais, deixe seus dados abaixo.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.