A importância da Curiosidade na geração de novos produtos

A importância da Curiosidade na geração de novos produtos

Todo ano temos uma crise seja internacional, financeira, imobiliária, política, ou qualquer outra que a mídia tente explorar, temos que saber que o desafio de superá-la está em nossas mãos e há um elemento crucial para contorná-la, chama-se inovação.

A inovação é sem dúvidas uma chave para conseguirmos ótimos resultados perante a crise, diversificando, transformando, construindo, criando novos produtos e melhorando os existentes é sem dúvida o caminho para novos rumos e novas conquistas. Mas tudo isso começa essencialmente por um fator, a curiosidade.

Círculo Virtuoso

Precisamos criar o bom hábito de estender a Curiosidade a todos os setores da empresa, independentemente do seu tamanho pequena ou micro empresa, não basta apenas dizer que a empresa é inovadora, mas sim institucionalizá-la, o ideal é que a inovação permeie por todas as áreas da empresa tendo a participação de todos os colaboradores.

Essa mudança nem sempre é fácil, mas um primeiro passo pode ser identificar em cada área da empresa a “pessoa chave” normalmente um curioso habitual. A partir daí por intermédio dessa pessoa instigar todas as outras pessoas do setor a participar dos processos criativos.

Mas não basta identificar os líderes, é crucial investir na formação das pessoas, criar um bom relacionamento entre esses líderes e seu suporte, dar embasamento financeiro, tecnológico e de infraestrutura.

Assim a organização passa a entender todos os processos da empresa, seus planejamentos e metas e por fim engajar a todos para permitir que tais processos sejam melhorados, questionados e colocados constantemente a prova.

Todo o processo de criação nas micro e pequenas empresas deve ser instigado

Importância de Organizar

Todo processo de criação e inovação tem um método de desenvolvimento, dependendo do produto, do mercado que se destina, dos clientes em potencial, da maneira que será feito sua campanha de marketing e de todas as outras particularidades.

Esta organização ou melhor dizendo gestão deve ser colocada em prática até o lançamento e posterior sucesso de um novo produto no mercado. A adequada gestão da inovação pode ser feita de muitas formas como post-its nas paredes, um painel em Excel, um sistema específico, o importante é que seja feito e que seja de fácil acesso a todos.

(Leia também – Inovação: Será que o produto que estou desenvolvendo dará lucro?)

Criar novas oportunidades

Um artifício importante no processo de criação é ”manter a mente limpa”, pois no do dia a dia nós nos deparamos com inúmeras situações e decisões na tentativa de resolver os problemas. Conseguir tempo para observar o entorno, meditar, mesmo que por um instante, desligar de todo o resto deve ser uma prioridade.

Quem nunca teve essa experiência de estar no corredor indo almoçar, no elevador, na hora do banho, no cafezinho e se deparar com uma grande ideia ou solução para um determinado problema.

Sendo assim, precisamos identificar e maximizar estes momentos e tentar torná-los constantes, pois geralmente é nestes momentos  que estão o que popularmente se chama de “estalos” para grandes ideias.

 

Todo o processo de criação nas micro e pequenas empresas deve ser instigado. O segredo está em breves períodos ociosos para possibilitar que criemos e encontremos grandes soluções. Achou alguma recomendação deste artigo útil para sua empresa, gostaríamos de compartilhar mais, deixe seus dados abaixo.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.