5 motivos para você começar a inovar agora

5 motivos para você começar a inovar agora

Por que Inovar ? Ser inovador é estar sempre atualizado e não deixar que desculpas ou rotina atrasem o seu crescimento constante. Você pode ser um empreendedor ou, ainda, ser empreendedor dentro da empresa na qual trabalha, os chamados intraempreendedores: a busca por inovar não possui limite de idade, gênero ou classe social. Você e sua empresa ainda não estão inovando?

Toda empresa quer se diferenciar no mercado, achar algo para ter mais lucratividade e rendimentos, além de evoluir e melhorar a vida das pessoas, não?

A inovação vai permitir isso: criar e implementar boas ideias com uma gestão profissional e focada em valorizar as oportunidades que estão na sua frente. O bom empreendedor sabe que precisa estar sempre em movimento e independentemente da área de atuação do seu negócio é possível inovar.

Separamos algumas dicas que vão te fazer querer inovar já no final do post! Vamos lá?

1) Fortalece seu time

Uma empresa inovadora estimula o colaborador. Pode ser uma pequena, média ou grande empresa, mas o efeito de começar a inovar será o mesmo.

Todos precisam estar envolvidos, de acordo com seus níveis de responsabilidade no processo, e alinhados para um objetivo em comum.

Um projeto inovador, podendo ser de melhoria interna, estimula a participação coletiva e o engajamento em causas sociais e profissionais. Com isso em prática, você também pode coletar e aplicar ideias que antes nem sabia.

Lembre: seu colaborador está lidando diariamente com problemas na prática e pode ter soluções ainda melhores quando estimulado.

2) Aumenta a qualidade e perfil das vendas

Ao entregar algo mais inovador no mercado, sua empresa pode agregar no valor do seu produto. Não estamos dizendo que você precisa cobrar mais caro, mas certamente o seu cliente perceberá que o item possui mais benefícios ou vantagens do que os concorrentes, o que chamamos de valor intangível.

A inovação pode ser feita com um baixo investimento e garantir retorno financeiro acima do previsto, mas desde que feito com planejamento e um modelo de gestão.

Um exemplo simples: ao ouvir um cliente sobre um ajuste no seu fluxo de venda, sua empresa pode acelerar o processo e inovar no atendimento.

Quem sabe, ganhando em tempo, o cliente também irá perceber que foi melhor atendido e, com isso, você começa um novo ciclo comercial com menos custo operacional fixo e aumento de tempo para novas vendas ou oportunidades. Um serviço diferenciado ou produto inovador torna seu cliente mais qualificado e permitirá inovar sempre, com mais receptividade.

3) Gera mais competitividade no mercado

Ao inovar no seu mercado, você automaticamente coloca sua empresa na dianteira. Um novo produto ou novo serviço vai alavancar seus negócios, se bem planejados, e pode antecipar seu sucesso comercial.

Um diferencial de quem inova com planejamento e gestão é estar sempre atendo ao mercado e às oportunidades que estão na frente do nariz. Quem ganha terreno e aprende a inovar dita a regra do setor e não age somente quando foi ultrapassado (ou eliminado) pela concorrência.

4) Fideliza mais clientes

Clientes gostam de novidades e de serem surpreendidos com inovações positivas. Um segredo, certamente, é buscar fazer a gestão da inovação de forma a seguir os passos de sucesso de uma estratégia.

Porém, mais do que isso, muitas dicas surgem justamente do retorno dado por fornecedores e clientes. São eles que usam diariamente o seu serviço ou compram de você algo especial para sua rotina.

Ao mostrar sua força e vontade de inovar, os clientes irão acompanhar e apoiar sua iniciativa: por isso ouça, aprenda e aplique seu conhecimento de forma inteligente e otimizada no processo de inovação.

Fidelizar seu cliente é a consequência de um trabalho que une a inovação ao atendimento especial de ouvir e dar retorno para quem move seu negócio.

5) Cria novas ideias de negócios

Um dos principais desafios ao inovar: aprender a interpretar o retorno dado por clientes e fornecedores. Acabamos de falar que o falam do seu produto é importante. E, mais do que isso, as dicas para melhorá-lo são ainda melhores.

Empresas mundiais aprenderam com isso e investiram em inovação com cocriação, por exemplo. Ao unir seus esforços com o do cliente, sua empresa inova e cria uma conexão única entre marca e consumidor.

Sabores de comidas, acessórios e muitos serviços tiveram como ponto de partida um feedback de cliente.

E aí, gostou das dicas? Se você quer começar a inovar, faça o nosso diagnóstico de inovação! Com o apoio dele você terá uma compreensão mais simples e exata do que precisará ser feito, assim como quando, como e quanto custará avançar as casas desse projeto ou sonho.

 

Nós, do PMExTECH, somos uma plataforma de desenvolvimento de produtos que guia inventores, micro e pequenas empresas (PMEs) para transformar ideias em produtos com sucesso de vendas. A metodologia é baseada nas estratégias usadas pelas grandes empresas e otimizada para as PMEs.

Continue lendo nossos materiais, faça nosso diagnóstico e assine nossa newsletter para ter ainda mais conteúdo sobre inovação para sair do papel e conquistar o mundo.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.