5 filmes sobre desenvolvimento de produtos e inovação que você precisa assistir

5 filmes sobre desenvolvimento de produtos e inovação que você precisa assistir

Prepare a pipoca, porque vamos te levar para uma sessão de cinema bem inspiradora.

Um bom filme é sempre estimulante, não é mesmo? Muitas vezes o segredo de uma ideia ou de um projeto surge justamente quando você está mais relaxado e descansado. Por isso é importante conciliar o trabalho com diversão.

Separamos 5 filmes que são muito importantes para quem está tentando inovar ou busca justamente uma inspiração. Por quê?

Porque a vida até pode imitar a arte, mas nos filmes que separamos a vida foi a inspiração para esses clássicos do cinema!

Com base em histórias reais queremos mostrar que independentemente da sua jornada até aqui, tudo pode mudar com planejamento, estudo, orientação e muita dedicação.

E aí, já procurou seu lugar no cinema da PMExTECH ? Até porque o homem não vive somente de trabalho. Vem com a gente

1. Jogo da Imitação

Se hoje estamos usando computadores e colhendo frutos de cálculos complexos, devemos ao matemático britânico Alan Turing as bases do que é a Ciência da Computação atual. Ele é o principal personagem no filme O Jogo da Imitação.

Na Segunda Guerra Mundial, o governo britânico formou uma equipe para decifrar o Enigma, um famoso código criptografado que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos.

O líder desse grupo é justamente Alan Turing, que consegue construir uma máquina que analisa e quebra todas as possibilidades de codificação que os alemães estão utilizando, fazendo com que o exército inglês e os aliados possam agir antes que as ordens sejam executados!

É impossível discutir a era da informação sem passar pelo nome de Alan Turing, já que ele definiu o conceito de algoritmo, e o filme realmente vale a pena.

2. A Rede Social

Você pode ter começado a ler esse artigo a partir de uma rede social bem famosa, o Facebook, tema da nossa nova dica de filme. Hoje são mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo que estão no Face.

Mas seu início começou de forma menos ambiciosa em um quarto em Harvard. O roteiro de Aaron Sorkin adapta o livro de não-ficção The Accidental Billionaires, escrito por Ben Mezrich.

A história é extremamente detalhada e mostra como Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin criaram a maior rede social do mundo.

Trapaças, inveja, ambição, tecnologia, investimentos, startups e muitos outros temas estão nas telas nesse filme que mostra o mundo desses jovens que revolucionaram o uso de redes sociais e ficaram bilionários “somente” conectando pessoas.

Empreendedor, inovação, desenvolvimento de produtos

3.Tucker: Um Homem e Seu Sonho

 

Que o mundo automotivo é competitivo todos sabem. Mas ele é mais que isso e você vai conferir na história de Preston Tucker, em Tucker: Um Homem e Seu Sonho.

O filme produzido por George Lucas e dirigido por Francis Ford Coppola conta tudo sobre o Tucker Torpedo, que apesar de não ver a produção em massa, introduziu conceitos e equipamentos utilizados nos carros atuais.

Ele sofreu muito por ser muito inovador e, acreditem, querer entregar algo com valor justo para os seus clientes. De uma ideia e um projeto revolucionário, o carro foi difamado com uma campanha de marketing negativa, armações de concorrentes e pressão do governo norte-americano.

Tucker quase foi preso, mas conseguiu provar sua inocência, porém não salvou o seu maior legado, o Torpedo que tinha uma extensa fila de espera e clientes ávidos.

OBS: Para ter ideia, Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros, as maçanetas internas do veículo, por exemplo, ficavam para dentro das portas para evitar que seus ocupantes se machucassem em caso de acidente.

O interior do carro era todo acolchoado, inclusive o painel e, o farol central virava acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas).

4. Joy – O Nome do Sucesso

Como muitos inventores, de um problema em casa surgiu uma ideia e logo depois nasceu um produto com potencial mundial. E como fazer isso virar dinheiro e trazer sucesso!?

Joy – O Nome do Sucesso conta essa história real da inventora Joy Mangano (Jennifer Lawrence). Ela é uma mãe solteira que inventa o “Magic Mop” (“esfregão mágico”) e precisa superar muitas dificuldades financeiras, em 1990.

O produto hoje está em diversas lojas e mercados e permite torcer o esfregão sem o contado das mãos! Na época o produto foi um sucesso imediato, contabilizando 18 mil vendas em apenas 20 minutos de apresentação em um canal de TV.

O filme ilustra toda essa tensão de inovar em casa e os desafios de Joy com a família ajudando (e atrapalhando) todos os dias, os erros no caminho da invenção, a busca por investidores e até o desafio de quase perder a própria marca por não investir em segurança jurídica!

Filme para não piscar e ver que o caminho é realmente longo (mas vale a pena)!

5. Jogada de Gênio

Hoje, ao chover, seu limpador de vidro no carro é automático, não? Nem sempre foi assim!

E será ainda mais desafiador descobrir que o setor automotivo é (novamente) muito brutal e sem piedade com os pequenos inventores. Mas pode ser vencido!

Em Jogada de Gênio, Robert Kearns, engenheiro de formação, professor universitário e um inventor nas horas vagas, criou esse seu limpador automático de hoje, ou seja, um dispositivo que seria utilizado em todos os carros do mundo. Incrível, né? Mas não foi fácil!

Ele teve sua invenção roubada pela gigante Ford em 1960 e lutou pelos seus direitos e o devido reconhecimento. Baseado em fatos reais, o filme conta essa história do homem que lutou com titãs e desafiou a imponente indústria automobilística americana, lutando por seus direitos e justiça.

Mais do que mentira, chantagem e suborno do monopólio americano, a história mostra a importância da família e da determinação de um homem que não parou enquanto não conquistou seu reconhecimento.

Aproveitar o tempo livre com amigos e família é tão importante quanto manter seu foco no trabalho. Por isso você pode fazer uma maratona com esses filmes e depois botar tudo em prática! Que tal?

E, se você gostou de algum filme que não está na lista, deixe nos comentários que poderemos falar aqui em breve.

 

Nós, do PMExTECH, somos uma plataforma de desenvolvimento de produtos que guia inventores, micro e pequenas empresas (PMEs) para transformar ideias em produtos com sucesso de vendas. A metodologia é baseada nas estratégias usadas pelas grandes empresas e otimizada para as PMEs.

Continue lendo nossos materiais e assine nossa newsletter para ter ainda mais conteúdo sobre inovação para sair do papel e conquistar o mundo.

Dê o primeiro passo

Preencha os dados abaixo para fazer seu cadastro:




Não fazemos spam. 
  Seus dados estão seguros.